EM BREVE, o nosso novo blog estará no ar, com melhores opções para facilitar a navegação do amigo internauta. AGUARDE!!! Alexandre Pereira da Silva, mais conhecido como Alexandre da Auto Escola, ocupa pelo segundo mandato consecutivo uma cadeira na Câmara Municipal de Itaperuna. Em 2004, ano da primeira eleição, conquistou 2.386 votos, sendo o vereador mais votado naquela ocasião. Em 2008, o vereador Alexandre da Auto Escola alcançou 2.133 votos. Membro do Partido Progressista (PP), o vereador se destacou como secretário Municipal de Governo, na gestão do então prefeito Jair Bittencourt. Naquela oportunidade, alcançou inúmeras conquistas, principalmente nas áreas de Educação e Saúde. Outra importante vitória para o município, cuja atuação do vereador foi imprescindível, trata-se da implantação do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), hoje Instituto Federal Fluminense (IFF), em Itaperuna. Durante a convenção do Partido Progressista (PP), em 22 de maio de 2011, o vereador Alexandre da Auto Escola foi novamente eleito presidente da Comissão Executiva do PP, no município.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Bradesco antecipa prova de vida de aposentado do INSS

Segurado que recebe no banco já pode ir a qualquer agência para fazer recadastramento

Por Aline Salgado

O Bradesco saiu na frente e iniciou a prova de vida dos 6,7 milhões de segurados do INSS que recebem seus benefícios pelo banco. Todos os aposentados e pensionistas que têm os ganhos depositados em conta-corrente e poupança terão de se recadastrar, ano a ano, diretamente na instituição financeira pagadora. Quem não se apresentar pode ter o benefício suspenso.

Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), a maioria das instituições deve iniciar o processo de recadastramento só a partir de meados do ano que vem. No Bradesco, no entanto, o procedimento já começou e pode ser feito em qualquer agência da rede. Basta que o segurado do INSS se apresente com identidade e o cartão de benefício.

Reprodução da Internet
A prova de vida será feita de duas maneiras: com documentos ou por meio de biometria, que identifica o desenho das veias da palma da mão do segurado, que não muda com a idade. O aposentado ou pensionista poderá optar por uma das formas.

A diferença é que pelo método biométrico ele substituirá a senha numérica de acesso à conta pela identificação eletrônica da palma da mão. Os terminais de auto-atendimento das agências do banco já contam com a tecnologia.

A instituição financeira ficará responsável por repassar automaticamente à Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social (Dataprev) as informações coletadas.

Comprovação no segundo ano só será pedida se a conta não for movimentada

Segundo o Bradesco, após a primeira prova de vida, cada vez que o aposentado do INSS movimentar sua conta, até mesmo no simples ato de sacar o dinheiro, ele já estará efetuando o recadastramento automaticamente. Mas, se o segurado ficar 60 dias sem mexer no pagamento do benefício, ele terá de voltar ao estágio inicial e efetuar, novamente, a prova de vida no banco.

O aposentado ou pensionista que, por idade avançada ou problemas de locomoção, estiver impedido de comparecer à agência bancária terá de escolher um representante legal e informar a situação especial ao INSS. O instituto enviará um servidor à casa do segurado para fazer o recadastramento.

Por meio de portaria publicada no início deste ano, o Ministério da Previdência Social mudou a regra de comprovação de vida para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social. Agora, aposentados e pensionistas que recebem os ganhos em conta-corrente e conta-poupança terão de se recadastrar, ano a ano, diretamente no banco pagador, para poderem, assim, continuar a receber o benefício. Até então, a regra só valia para os que recebiam o pagamento por cartão magnético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário