Segurado que recebe no banco já pode ir a qualquer agência para fazer recadastramento
Por Aline Salgado
O Bradesco saiu na frente e iniciou a prova de vida dos 6,7 milhões de segurados do INSS que recebem seus benefícios pelo banco. Todos os aposentados e pensionistas que têm os ganhos depositados em conta-corrente e poupança terão de se recadastrar, ano a ano, diretamente na instituição financeira pagadora. Quem não se apresentar pode ter o benefício suspenso.
Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), a maioria das instituições deve iniciar o processo de recadastramento só a partir de meados do ano que vem. No Bradesco, no entanto, o procedimento já começou e pode ser feito em qualquer agência da rede. Basta que o segurado do INSS se apresente com identidade e o cartão de benefício.
![]() |
| Reprodução da Internet |
A prova de vida será feita de duas maneiras: com documentos ou por meio de biometria, que identifica o desenho das veias da palma da mão do segurado, que não muda com a idade. O aposentado ou pensionista poderá optar por uma das formas.
A diferença é que pelo método biométrico ele substituirá a senha numérica de acesso à conta pela identificação eletrônica da palma da mão. Os terminais de auto-atendimento das agências do banco já contam com a tecnologia.
A instituição financeira ficará responsável por repassar automaticamente à Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social (Dataprev) as informações coletadas.
Comprovação no segundo ano só será pedida se a conta não for movimentada
Segundo o Bradesco, após a primeira prova de vida, cada vez que o aposentado do INSS movimentar sua conta, até mesmo no simples ato de sacar o dinheiro, ele já estará efetuando o recadastramento automaticamente. Mas, se o segurado ficar 60 dias sem mexer no pagamento do benefício, ele terá de voltar ao estágio inicial e efetuar, novamente, a prova de vida no banco.
O aposentado ou pensionista que, por idade avançada ou problemas de locomoção, estiver impedido de comparecer à agência bancária terá de escolher um representante legal e informar a situação especial ao INSS. O instituto enviará um servidor à casa do segurado para fazer o recadastramento.
Por meio de portaria publicada no início deste ano, o Ministério da Previdência Social mudou a regra de comprovação de vida para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social. Agora, aposentados e pensionistas que recebem os ganhos em conta-corrente e conta-poupança terão de se recadastrar, ano a ano, diretamente no banco pagador, para poderem, assim, continuar a receber o benefício. Até então, a regra só valia para os que recebiam o pagamento por cartão magnético.



Nenhum comentário:
Postar um comentário